REGULAMENTO
EXPOCURRÍCULO CN 2016 – DER Itu
Ou
I FeCEE-DER-ITU 2016
- OBJETIVOS
A I FeCEE-DER-ITU 2016 tem sua organização assentada no seguinte conceito:
- Favorecer a produção e realização de projetos científicos, contribuindo, na criação do conhecimento e transformando suas vidas em um processo de aprendizagem permanente.
- Estabelecer interações, troca de experiências entre estudantes, e destes com a comunidade, a partir da exposição e publicação de produções realizadas dentro do contexto educativo.
- Constituir juntamente com a comunidade uma oportunidade de apreciação e de entendimento sobre as etapas de construção do conhecimento.
- Oferecer aos docentes mais uma oportunidade de socialização de boas práticas.
- Contribuir para o fortalecimento da criatividade, do raciocínio lógico, da capacidade de pesquisa, visando a autonomia intelectiva dos alunos e proporcionando o desenvolvimento da capacidade de aplicar esse conhecimento em seu cotidiano, trazendo soluções para problemáticas de sua realidade.
- Dessa forma, esse evento tem por finalidade a valorização da qualidade do ensino-aprendizagem desenvolvido nas Escolas Estaduais desta Diretoria.
- DATA E LOCAL
DATA: 7 dezembro de 2016 (Conforme Convocação a ser publicada no site da D.E e Diário Oficial)
HORÁRIO: 8h às 12h e das 13h às 17h
LOCAL: CEUNSP - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, Praça Antônio Vieira Tavares, 73 - Largo da Matriz – Salto.
- PÚBLICO ALVO
A I FeCEE-DER-ITU 2016 destina-se:
- Aos jovens pesquisadores: alunos do Ensino Fundamental e Médio das Escolas Estaduais.
- Aos Professores Orientadores.
- Aos Convidados: Pais de Alunos, Familiares, Diretores, Vice-diretores, Coordenadores, Funcionários da U.E., Funcionários Administrativos da DER-Itu, Convidados e Palestrantes.
Obs.: Com o limite de 6 participantes do Público Alvo a que se destina o evento por Unidade Escolar (U.E.) com a Expectativa de público parcial/total por U.E. da seguinte forma: 47x6= 282).
- PAUTA DO EVENTO
- 7h às 8h30 credenciamento (aos inscritos no evento)
- 8h30 às 9h15 Abertura CEUNSP, Dirigente da DER-Itu, PCNPs e Convidados
- 9h15 às 10h15 mini-curso
- 10h15 às 10h45 intervalo
- 10h45 às 11h45 mini-curso
- 12h às 13h almoço
- 13h às 15h30 apresentação dos trabalhos
- 15h30 às 16h intervalo
- 16h às 17h cerimônia de premiação jovens pesquisadores e logotipo (3 melhores trabalhos e breve resumo da pesquisa) e encerramento.
- CONDIÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO
Será imprescindível que:
A Unidade Escolar realize a inscrição individual dos projetos, um a um (no máximo 3 inscrições) preenchendo todas as informações da Ficha de Inscrição a ser disponibilizada através do site da DE-Itu e por e-mail ao professores orientador;
- Cada projeto de pesquisa deverá possuir um professor orientador (que ministre aula ou não aos discentes) e no máximo dois alunos por projeto.
- Cumpra o período de inscrição (até 31 de outubro de 2016);
- Os trabalhos sejam pertinentes ao Currículo Oficial do Estado de São Paulo em formato investigativo visando o desenvolvimento da metodologia científica, assuntos do cotidiano do aluno, valorização regional, autonomia bem como melhorias e soluções inéditas ou preexistentes.
- NÃO PODERÃO PARTICIPAR DA “I FeCEE-DER-ITU” OS TRABALHOS QUE:
- Inscritos de maneira incorreta (preenchimento parcial ou incorreto da Ficha de Inscrição);
- Fora do prazo;
- Desarticulado do Currículo Oficial do Estado de São Paulo;
- Contenha apresentações Musicais ou Corporais (em outra data será oportunizada tal apresentação);
- Fica expressamente proibido o plágio do trabalho no todo ou em parte;
- Fica expressamente proibido trabalhos de cunho partidário, imoral, alusivo aos entorpecentes, preconceituosos e que tenham intenção de denegrir a imagem de pessoas e/ou Instituição.
- PERÍODO DAS INSCRIÇÕES
- As inscrições dos trabalhos deverão acontecer até o dia 31 de outubro de 2016, por meio eletrônico preenchendo a Ficha de Inscrição.
- Cada unidade escolar poderá inscrever até 3 trabalhos (consultar ítem 5)
- PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
- A participação dos alunos é fundamental, mas devido ao atual contexto econômico do país solicitamos auxílio a Unidade Escolar de forma a favorecer e motivar a participação dos alunos no evento com custeio de transporte e alimentação.
- Seria sensato que cada aluno apresente seu trabalho com o uniforme da U.E.
- RESULTADO DAS INSCRIÇÕES
- Os trabalhos inscritos pela Unidade Escolar (no máximo 3) serão analisados pela Banca de PCNPs de Ciências da Natureza da Diretoria de Ensino Regional de Itu que analisará as produções finais dos projetos e elaboração da lista dos trabalhos que participarão da I FeCEE-DER-ITU 2016.
- Será produzido um Caderno de Resumo de todos os trabalhos para posterior divulgação em mídias digitais.
- Ressaltamos que poderá ocorrer adequação de Público Alvo com maior oferta de participantes por Unidade Escolar conforme a disponibilidade de espaço e inscrições.
- FICHA DE INSCRIÇÃO
- A Ficha de Inscrição deve ser preenchida em formulário Google – Google Drive: Clique aqui para se inscrever até o dia 31/10/2016 que conterá os seguintes itens:
- Nome da EE
- Nome e série dos alunos
- Nome do professor(a) orientador(a)
- Título do trabalho
- Questão Problema
- Justificativa
- Descrição da Metodologia
- Expectativa de Resultados
- Referências Bibliográficas
- Tipo de apresentação banner, experimento, maquete, vídeo, ppt auto explicativo, apresentação oral.
- Nome dos convidados
- MODALIDADE DAS APRESENTAÇÕES
- Banner (impresso sulfite ou lona)
- Experimento (articulado com banner obrigatório)
- Maquete (articulado com banner obrigatório)
- Vídeo
- ppt (auto explicativo)
- Banner (projetado)
Obs.: O modelo e layout do Banner será finalizado na próxima formação prevista para 08/11/2016
- CREDENCIAMENTO
- No credenciamento os alunos receberão suas camisetas ou crachás de alunos pesquisadores, um resumo dos projetos que serão apresentados, 3 etiquetas auto adesivas coloridas e em seguida serão encaminhados às salas onde deverão montar seu trabalho de pesquisa.
- Ao final do evento os trabalhos continuarão expostos para o evento que acontecerá nos dois dias seguinte chamado “Prestigiando Talentos”. Ao final desse evento os responsáveis por cada U.E. se responsabilizará em levar os trabalhos de volta a U.E. os trabalhos não retirados até o final do dia 09/12/2016 serão descartados
- BANCA AVALIATIVA
- Durante a I FeCEE-DER-ITU 2016 serão formadas 15 bancas avaliadoras que percorrerão o evento assistindo as apresentações a fim de avaliar os trabalhos e suas apresentações com o objetivo de avaliá-los. A banca será composta por, 3 professores voluntários que participaram das formações
- Cada aluno pesquisador, Professor e pais ou responsáveis receberão no credenciamento 3 etiquetas auto adesivas em formato de círculos com cores diferentes numeradas com um número que representa a U.E. para efetuar a valoração dos trabalhos da seguinte maneira: círculos verde com número 1 nota máxima, círculos amarelo com número 1 nota média, círculos branca com número 1 nota mínima. Importante, a Escola não pode valorar seu próprio trabalho.
- FICHA DE AVALIAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DA BANCA AVALIATIVA
Durante a apresentação dos trabalhos a Banca avaliativa, a ficha de avaliação (clique aqui) deverá ser preenchida de maneira confidencial , ao final a banca avaliadora deverá somar cada um dos itens de cada um dos três professores da banca chegando a um único valor numérico que representa a nota técnica da escola que deverá ser entregue ao responsável credenciado para apuração e totalização geral. A ficha deverá conter os itens abaixo que serão avaliados em uma escala de 0 a 10:
- Nome dos avaliadores
- Nome da U.E.
- Nome e séries dos alunos
- Nome do professor orientador
- Título do trabalho
- Questão Problema
- Justificativa
- Descrição da Metodologia
- Expectativa de Resultados
- Há indícios de um trabalho investigativo, dentro da metodologia de pesquisa científica
- Existe relevância social com o produto/conclusão deste trabalho
- Referências Bibliográficas
- Presença de pelo menos um aluno autor do projeto
- Domínio dos conceitos apresentados pelos alunos
- Os alunos apresentam a conclusão do trabalho de forma clara e objetiva
- APURAÇÃO DOS TRABALHOS
- Ao final da apresentação de todos os trabalhos e de posse da fichas de todas Escolas o responsável pela totalização se reunirá em local apropriado para somar as notas técnicas de forma simples, essa somatória corresponde a 70% da nota final, os 30% restante virão da somatória simples da valoração dos trabalhos. Após o cálculo da nota final classificaremos da maior nota para a menor os três mais pontuados do ensino . Em caso de empate utilizaremos a maior nota nos seguinte itens respectivamente:
- Domínio dos conceitos apresentados pelos alunos
- Os alunos apresentam a conclusão do trabalho de forma clara e objetiva
- Há indícios de um trabalho investigativo, dentro da metodologia de pesquisa científica
- Existe relevância social com o produto/conclusão deste trabalho
- Permanecendo o empate utilizaremos o sorteio.
- PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS (a confirmar )
- Ao final do evento teremos a cerimônia de premiação dos alunos e professores.
- 1 colocado E.F. – Tablet
- 2 colocado E.F. – Medalha
- 3 colocado E.F. – Medalha
- 1 colocado E.M. – Bolsa de estudos em curso superior
- 2 colocado E.M. – Medalha
- 3 colocado E.M. – Medalha
- PARCEIROS
- CEUNSP - Campus Salto (Parceria já Confirmada)
- Espaço Físico Campus Salto – Salão Brasital e aproximadamente 10 Salas de aulas do prédio do Castelo.
- 10 a 15 alunos do Curso de Graduação de Eventos para auxiliar na montagem do evento, credenciamento e no apoio durante o evento.
- 10 a 15 alunos dos cursos de Graduação de cinema e fotografia para auxiliar nos registro fotográfico e de vídeos além da mesa de som e apoio logístico no dia do evento.
- Apoio da assessoria de imprensa na divulgação do evento através de mídias de jornal, sites, TV entre outras. (antes, durante e após).
- Palestrante para três Minicursos sobre Feira de Profissões(sugestão nossa).
- Duas bolsas de 100% para qualquer curso de Graduação do CEUNSP para o 1º colocado da Feira no segmento do EM.
- Duas bolsas de iniciação científica do próprio CEUNSP na qual o aluno poderá continuar desenvolvendo sua pesquisa.
- Duas bolsas de pós-graduação para professores.
- Brasil Kirin (a confirmar).
- Palestrante para minicurso ou mesa redonda trabalhando o tema “tratamento de efluentes que a empresa desenvolve em sua unidade de ITU”.
- EUCATEX-Salto (a confirmar)
- Palestrante para minicurso ou mesa redonda apresentando como a empresa desenvolve o reflorestamento.
- EPPO ambiental (a confirmar)
- Palestrante para minicurso ou mesa redonda apresentando como a empresa desenvolve seu aterro sanitário.
- CROWN (a confirmar)
- Brassuco (a confirmar)
- Palestrante para minicurso ou mesa redonda apresentando como a empresa desenvolve seu portfólio de produtos incluindo a alimentação saudável.
- Flamboyant (a confirmar)
- Pepsico (a confirmar)
- Lojas Cem (a confirmar)
- RenaSoft (a confirmar)
- Starrett (a confirmar)
- Ortodontic CENTER (a confirmar)
Apresentaremos ao parceiros a ideia de todo o projeto e pedimos o apoio na compra dos itens para premiação, na produção de camisetas para o evento, na impressão de caderno de resumos dos trabalhos, na oferta de lanche, impressão de crachás, etc.
- MINICURSO
- A oferta dos minicursos será efetuado através de um formulário Google – Google Drive:(Clique aqui formulário ainda em construção) para selecionar as opções de maneira que a 1 opção seja a preferida. Os minicursos têm vagas limitadas. Portanto, a opção de escolha de participar de um mini curso seguirá o critério temporal e utilizará o formulários Google do Google drive o qual é possível verificar os inscritos em uma linha temporal, de maneira a garantir aos primeiros inscritos a 1 opção do mini curso em seguida a 2 opção e assim sucessivamente.
- Todos sem exceção deverão se inscrever em minicursos
- Será elaborado após a inscrição uma lista de presença para os minis cursos e certificados elaborados pelas entidades promotoras dos minis cursos
- CRONOGRAMA
ETAPAS
|
PERÍODO
|
LOCAL
|
Início da construção do regulamento
|
14/09/2016
|
NPE DER-Itu
|
Discussões na U.E. do regulamento
|
15/09/2016 a
18/10/2016
|
Unidades escolares
|
Divulgação do regulamento preliminar da I FeCEE-DER-ITU 2016
|
07/10/2016
|
SITE DER-Itu
|
Inscrição na I FeCEE-DER-ITU 2016
|
Até 31/10/2016
|
(Formulário Google)
|
Entrega do logotipo
|
Até 31/10/2016
|
Via e-mail
|
3 OT de Ciências da Natureza
|
08/11/2016
|
NPE DER-Itu
|
Análises dos trabalhos
|
01/11/2016 a
15/11/2016
|
NPE DER-Itu
pelos PCNP
|
Resultado do logotipo
|
16/11/2016
|
SITE DER-Itu
|
Resultado das Inscrições da expor
|
16/11/2016
|
SITE DER-Itu
|
Divulgação do caderno de resumos de trabalhos
|
16/11/2016
|
SITE DER-Itu
|
Inscrição dos Minicursos
|
17/11/2016 a
24/11/2016
|
(Formulário Google)
|
Lista dos inscritos por minicurso
|
01/12/2016
|
SITE DER-Itu
|
I FeCEE-DER-ITU 2016
|
Segunda semana de dezembro
|
CEUNSP – Campus Salto
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário